(42) 3036-1614 | (42) 3036-0557 | (42) 99112-2415
comercial@tecnocarbo.com.br

O QUE É CARVÃO ATIVADO?

Laboratório Góes

HISTÓRICO DO USO

A partir da década de 70, a utilização do Carvão Ativado, tomou um grande impulso devido à forte pressão das autoridades sanitárias com a qualidade da água final distribuída à população, aliado à fixação de padrões de potabilidade cada vez mais restritivos uma vez que, para algumas classes de compostos regulados, a simples adoção do tratamento do tipo convencional demonstrou não ser capaz de removê-los de forma eficiente.

O QUE É CARVÃO ATIVADO?

Os carvões ativados são materiais de carbono com uma porosidade bastante desenvolvida, com capacidade de adsorção e coletar seletivamente gases, líquidos ou impurezas no interior dos seus poros, substâncias indesejáveis apresentando portanto um excelente poder de clarificação, desodorização e purificação de líquidos ou gases. O Carvão Ativado é um produto quimicamente inerte usado para remoção de impurezas a serem tratadas, suas formas de uso comum são pulverizados, granulados ou peletizados. Os carvões ativados podem ser produzidos a partir de qualquer material carbonáceo, sendo atualmente utilizados resíduos de madeiras para os carvões pulverizados e peletizados e a casca de coco para os carvões granulados.

COMO ELE ATUA?

O mecanismo de remoção das impurezas consiste na sua adsorção física pelo Carvão, ou seja, as moléculas das impurezas são atraídas pela porosidade existente no Carvão Ativado e lá retidas por forças físicas. Assim, após o tratamento os produtos encontram-se purificados e isentos das referidas impurezas.

MÉTODOS DE PRODUÇÃO:

A ativação do carvão pode se dar através de um tratamento do carvão com vapor ou um tratamento químico. A ativação do carbono compreende reações químicas para abertura dos poros no material e pode ocorrer através da utilização de vapor de água, oxigênio ou CO2 como agentes oxidantes (ativação física) ou com o contato íntimo de fortes agentes oxidantes, como o H3PO4 ou o ZnCl2, denominada ativação química. No que diz respeito à sua composição, além do conteúdo de carbono, o carvão pode, em função de sua matéria-prima, conter até 20 % de minerais que são indicados e estão presentes no resíduo de suas cinzas.

TIPOS DE ADSORÇÃO

O processo de adsorção no carvão ativado é dependente, entre outras coisas, de sua área superficial. Os produtos comerciais possuem freqüentemente uma área superficial que varia de 500 – 1.500 m2/g. O estudo da adsorção de substâncias particulares como a adsorção de iodo, azul de metileno, fenol, pode dar uma boa aproximação da área superficial do carvão ativado.

 

Voltar
Tecnocarbo
CFW Agência de Internet